O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) solicitou à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) a implantação de novos cursos de Terapia Ocupacional no Estado.
A vice-presidente do Crefito14, Leila Mendes, juntamente com a vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Luziana Maranhão, estiveram, na última terça-feira (15), reunidas com a vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, e com o reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso e Bárbara Melo, respectivamente. O propósito do encontro é ampliar a oferta do curso diante de uma demanda reprimida de profissionais com essa formação.
Ainda nesta terça-feira (15), o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, esteve reunido com terapeutas ocupacionais (TOs) e estudantes de T.O da Faculdade Facid DeVry, na Faculdade de Ciências Médicas da UESPI (Facime), e voltaram a tratar do pedido feito às universidades públicas, tendo em vista que só a Facid oferece o curso atualmente.
Marcelino Martins afirma que as duas universidades públicas se mostraram interessadas na criação dos cursos e foram informadas das perspectivas da profissão de Terapeuta Ocupacional diante do mercado de trabalho.
“A UFPI sinalizou que pode implantar curso no Campus de Parnaíba e a UESPI, aqui em Teresina. Nos dois casos será um avanço porque hoje apenas a FacidDeVry tem uma turma, que está no 5º período, então, podemos, em pouco tempo, ampliar essa oferta de terapeutas ocupacionais no Piauí”, declara Marcelino Martins.
Durante a reunião, também se tratou sobre as mudanças ocorridas na legislação, os desafios e perspectivas da profissão diante do mercado de trabalho e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)