Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 07:55h

CREFITO-14 participa de evento sobre “SEGURANÇA DO PACIENTE: Um caminho para salvar vidas!”

Publicado em: Quarta-feira, 04 de Maio de 2022, 12:40h - Por: Ascom CREFITO-14

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA) realizou o evento “SEGURANÇA DO PACIENTE: Um caminho para salvar vidas!” O evento teve como objetivo de promover o fortalecimento das ações de Segurança do Paciente no estado do Piauí. Contou com a presença de representantes dos Conselhos de Classe, Instituições de Saúde, Gestores em saúde, Ministério Público e membros de órgãos regulatórios. 


Segundo Dr Thiago Barreto, representante do conselho no evento e membro da Comissão de Segurança do Paciente do (CREFITO-14) ainda destacou a importância  do tema.

"A Fisioterapia tem muito a contribuir para implementação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente.  É necessário além da criação e implementação de protocolos sistematizados, o acompanhamento de indicadores de qualidade e treinamento constante da equipe para que possamos ofertar de forma mais ampla uma assistência em saúde ", ressaltou Thiago.

A programação consistiu na apresentação dos resultados da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente/2021 e Oficina para capacitação em controle de IRAS e resistência microbiana. Discutiu-se sobre o diagnóstico das práticas de segurança do paciente nas instituições de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processos, possibilitando definir e orientar ações estratégias para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde, eventos ou circunstâncias que podem resultar em danos desnecessários para o paciente.
 


Fonte: #fisioterapia #crefito14 #fisioterapiaesegurancadopaciente