Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024, 14:53h
A autarquia detectou situações irregulares em clínicas particulares e também no serviço público
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (CREFITO-14) verificou, durante fiscalizações de rotina realizadas no mês de julho e no início do mês de agosto, a existência de falsos fisioterapeutas atuando sem registro profissional nos municípios de Colônia do Piauí, Picos e Pio IX.
Em Picos, um fiscal do Departamento de Fiscalização do Conselho (DEFIS) realizou diligências, no mês de julho, em clínicas particulares e em duas identificou pessoas atuando como fisioterapeutas sem os documentos comprobatórios da formação exigida para o exercício da profissão.
Em ambas as clínicas foram verificadas outras irregularidades como a ausência de certificados de calibragem dos equipamentos e a falta de atualização dos dados cadastrais dos profissionais junto ao sistema do Conselho.
Já na cidade de Colônia do Piauí, o DEFIS registrou problemas quanto à regularidade da prestação de serviços fisioterapêuticos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante a fiscalização, realizada no último dia 2 de agosto, o agente fiscal detectou a presença de uma pessoa sem formação legal executando atividades privativas da fisioterapia. Também foram verificados problemas relacionados à higiene e à organização da sala de atendimento e a existência equipamentos não calibrados.
DEFIS também encontra irregularidades no serviço público de Pio IX
O CREFITO-14 também verificou irregularidades relacionadas ao exercício da fisioterapia no município de Pio IX. Duante uma fiscalização de rotina, o Conselho detectou a existência de uma suposta fisioterapeuta atuando no serviço público do município com uma carteira de identificação profissional falsa.
Na ocasião, o DEFIS também verificou indícios de que a suposta profissional prestava serviços particulares na modalidade de atendimento em domicílio naquela cidade.
Para o presidente do CREFITO-14, Rodrigo Amorim, a autarquia tem o dever de proteger a sociedade de pessoas que atuam de forma irregular. “O Conselho tem o importante papel de promover fiscalizações frequentes para proteger a sociedade de pessoas leigas que exercem a fisioterapia sem a formação e sem atender os requisitos exigidos pela legislação”, esclarece.
O presidente do CREFITO-14 informou ainda que estão sendo tomando as providências necessárias para a obtenção de mais informações para a adoção das medidas cabíveis em relação aos casos identificados nos três municípios.
Fonte: Ascom CREFITO-14