Tramita no Senado Federal um projeto de Lei (PLS 599/2011), que visa regulamentar a profissão de Quiropraxia no Brasil. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), junto ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, é contra a aprovação do projeto.
Por se tratar de uma especialidade da Fisioterapia, entende-se que a Quiropraxia não deve ser regulamentada em particular, haja vista que as metodologias aplicadas nesta prática pertencem ao âmbito da formação acadêmica do fisioterapeuta.
“A Quiropraxia é uma especialidade própria da Fisioterapia e que, portanto, não deve ser desassociada à sua matriz acadêmica. Precisamos impedir a aprovação desse projeto, a fim de resguardar o cumprimento das normas estabelecidas em relação ao exercício desta especialidade”, frisa o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.
Nesse sentido, o Crefito 14 solicita a união da categoria fisioterapêutica para barrar o avanço do projeto de Lei, por meio de votação contrária na consulta pública realizada pelo Senado. Vote
aqui.