Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 07:53h
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (CREFITO-14), por meio da atuação do Departamento de Fiscalização da entidade (DEFIS), detectou uma situação de abandono e outras irregularidades na prestação de serviços fisioterapêuticos no Centro de Fisioterapia de Parnaguá, entidade integrante da estrutura da Prefeitura Municipal daquele município.
Durante uma fiscalização de rotina no Centro de Fisioterapia, na qual foi acompanhado por uma funcionária da Secretaria de Saúde de Parnaguá, o fiscal do DEFIS não conseguiu obter informações consistentes acerca dos dias de atendimento em Fisioterapia dos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). O representante do Conselho destacou ainda que a sala destinada às atividades de Fisioterapia estava trancada, com papeis espalhados pelo chão, demonstrando sinais de abandono.
Outro ponto observado pelo fiscal foi um possível exercício irregular da Fisioterapia por parte da profissional apontada como fisioterapeuta contratada pelo município. Após checagem, não foi encontrado registro da profissional no CREFITO-14, fato que gera impedimento de atuação no Estado.
Além da situação descrita, o agente do DEFIS detectou outras irregularidades como a ausência do responsável técnico pelo local e a ausência de registro do Centro de Fisioterapia junto ao CREFITO-14. Na ocasião, o fiscal registrou em relatório que não foi possível conferir se os equipamentos disponíveis para a utilização nas sessões de Fisioterapia estavam calibrados, posto que estes encontravam-se em um recinto trancado.
Para o presidente do CREFITO-14, Dr. Rodrigo Amorim, situações como a registrada pelo Departamento de Fiscalização da entidade trazem preocupação quanto à qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “A ausência de um estabelecimento de saúde prestando serviços fisioterapêuticos de qualidade é muito grave, pois a população paga os seus tributos e tem o direito de receber um bom atendimento. Por isso, o CREFITO-14, por meio do DEFIS, segue percorrendo todo o Piauí para garantir que haja uma prestação de serviços de qualidade”, destaca o presidente.
Fonte: Ascom CREFITO-14