Sábado, 20 de Abril de 2024, 00:18h

Crefito 14 apoia IV Marcha pela Humanização do Parto no Piauí

Publicado em: Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016, 13:15h - Por: Redação
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) estará na IV Marcha pela Humanização do Parto, próximo sábado (19), a partir das 16 horas, com saída da Ponte Estaiada até o Parque Potycabana. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), e apoio de outras entidades, tem o objetivo de sensibilizar sobre os casos de violência obstétrica e altos índices de partos do tipo cesariana.

A violência obstétrica acontece de várias formas, por isso vem a necessidade de alertar as gestantes e a família. Todos precisam ficar alertas quando acontecer as seguintes situações: negar ou deixar de oferecer algum alívio para a dor; não informar para a paciente o procedimento que será realizado; agressões verbais ou físicas da parte do profissional, dentre outros, são atos que podem ser denunciados junto à autoridade policial.

Para o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, estes movimentos são necessários para ratificar o compromisso dos profissionais de saúde com a sociedade.

“Uma paciente malconduzida durante o trabalho de pré-natal, parto ou pós-parto pode ficar traumatizada. Precisamos de uma medicina cada vez mais humana e transparente. É importante ressaltar que um atendimento de baixa qualidade coloca também o bebê em risco”, destaca Marcelino Martins.

O presidente do Crefito 14 também ressalta sobre a importância da presença de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no período da gestação e pós-parto. “Observamos que existem poucos profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, seja em trabalho de parto ou não, e isto é uma realidade pouco animadora, pois são indispensáveis para a promoção da saúde da mãe e do bebê”, conclui.