Nessa quinta-feira (19), membros do Sistema COFFITO/CREFITOs estiveram reunidos, em Brasília, com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Roberto Carvalho Veloso, para discutir a atuação e contribuição da Fisioterapia em Perícia nos processos judiciais, com o objetivo de fortalecer a atividade da Perícia nos tribunais do país.
O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), Marcelino Martins, aproveitou o momento para falar sobre as conquistas do profissional Fisioterapeuta nesta seara e a conselheira do COFFITO, Patrícia Rossafa, apresentou a evolução normativa da profissão devido à quantidade de processos trabalhistas que cresceu no país.
“A Fisioterapia na perícia judicial vem conquistando o mercado de trabalho contribuindo com as avaliações específicas para auxiliar na elucidação de casos que estão em processos na Justiça do Trabalho. E estamos aqui em busca de ampliar esse reconhecimento e valorização fisioterapêutica no campo jurídico, para o profissional atuar da melhor forma possível”, afirma Marcelino Martins, presidente do Crefito 14.
O presidente da AJUFE, Roberto Veloso, expôs a necessidade e carência atual dos tribunais federais em relação à perícia e fez observação para a atividade do fisioterapeuta. “O Fisioterapeuta pode, e muito, contribuir para a Perícia no âmbito previdenciário nos tribunais federais regionais. Um novo caminho foi aberto e com total apoio da AJUFE junto ao sistema COFFITO / CREFITOs”, destaca.
Também participou da reunião o presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (ABRAFIT), Arquimedes Augusto Penha, também como representante da classe fisioterapêutica.