Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 12:48h
O Projeto de Lei n° 1985 de 2019, que propõe a obrigatoriedade da permanência do profissional fisioterapeuta durante 24 horas nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) adulto, pediátrico e neonatal, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O PL é de autoria da Deputada piauiense Margarete Coelho (PP).
A atuação do fisioterapeuta na UTI é essencial para a recuperação e manutenção da saúde dos pacientes. A presença contínua desses profissionais contribui para o monitoramento e intervenção, garantindo uma abordagem multidisciplinar e otimizando os resultados clínicos.
O Piauí tem sido destaque no cenário nacional! Através da CAP/COFFITO, o presidente Rodrigo Amorim tem atuado para realizar muito mais conquistas para Fisioterapia e Terapia Ocupacional!
Em 2017, o presidente do CREFITO-14, Dr. Rodrigo Amorim, apresentou sugestões ao Deputado Estadual Fábio Novo, que editou um projeto de lei. Este projeto culminou na Lei nº 7.235/19, sancionada pelo ex-governador do Piauí, Wellington Dias. A norma tornou obrigatória a presença de um fisioterapeuta para cada 10 leitos, durante 24 horas, nas UTIs do Piauí, sendo pioneira em todo o país.
Fonte: Ascom CREFITO-14