Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 09:17h

COFFITO promove Reunião de DEFIS do Sistema COFFITO/CREFITOs

Publicado em: Terça-feira, 06 de Outubro de 2015, 12:50h - Por: Redação
Nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília, foi realizada a Reunião de DEFIS do Sistema COFFITO/CREFITOs, que visa discutir e integrar as ações de fiscalização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no país. Para tornar isso possível, o COFFITO promove encontros e traz à discussão temas relacionados ao dia a dia dos departamentos de fiscalização, bem como esclarecimentos jurídicos e criação de material unificado de fiscalização, construído coletivamente. Na oportunidade, o destaque ficou por conta da palestra sobre Planejamento Estratégico.

Ações que podem beneficiar e facilitar o trabalho dos fiscais também foram abordadas, a exemplo de resoluções relacionadas à Fiscalização e do trabalho desenvolvido em parceria com as associações de especialidades para definição de métodos e técnicas.

Planejamento Estratégico

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar, do ponto de vista estratégico, as fortalezas e fraquezas dos Departamentos de Fiscalização, utilizando como fundamentação o Conceito SWOT (Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças). Trabalharam, ainda, nas definições relacionadas à Visão, Missão e Valores dos departamentos. Para realizar o trabalho, foi convidado o  Dr. Paulo Fraga, que possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão estratégica.

Além do estudo e dos exercícios, o grupo participou, também, de dinâmicas para mostrar e incentivar a realização das ações.

Realidade dos CREFITOs

Durante a reunião, os regionais puderam expor um pouco da realidade do seu dia a dia, momento em que o CREFITO-1, o CREFITO-6 e o CREFITO-8 mostraram um pouco das medidas adotadas que já trouxeram bons resultados. Foram pontuados, por exemplo, educação permanente de fiscais; a utilização de trailer próprio do regional, oferecendo, durante o período de fiscalização, ações educacionais à população e aos profissionais; e o emprego de novas ferramentas tecnológicas para a fiscalização, como formulários em sistemas informatizados etablets.

PROJUR E CONJUR

O encontro contou ainda com respostas aos questionamentos dos regionais, solicitadas na reunião anterior. Para isso, o procurador-jurídico do COFFITO, Dr. Alexandre Leal, sob o ponto de vista jurídico, esclareceu alguns temas aos participantes, entre eles o papel do Responsável Técnico.

Além disso, foi apresentado o trabalho que está sendo desenvolvido pela Consultoria Jurídica – CONJUR, criada em abril deste ano. Segundo o Dr. Alexandre Leal, a atuação da CONJUR tem possibilitado a ampliação de conhecimentos do profissional em relação ao papel do Sistema.

Estiveram presentes a vice-presidente do COFFITO, Dra. Luziana Maranhão; o diretor-secretário, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; o diretor-tesoureiro, Dr. Wilen Heil e Silva, a conselheira federal, Dra. Elineth Braga;  o procurador jurídico, Dr. Alexandre Leal;   o advogado do COFFITO, Dr. Júlio Mollica; e os seguintes representantes dos conselhos regionais: Dra. Maria José Ribeiro Tavares, do CREFITO-1;  Dra. Valéria Martins Quintão da Rocha, Dra. Cláudia Guimarães Marques, e Dr. João Henrique Nascimento de Freitas, do CREFITO-2; Dr. Hugo Pereira Goretti, e Dr. Lucas J. Guimarães, do CREFITO-4; Dra. Érika Marques Nobre, e Jane Eyre Cunha Albuquerque, do CREFITO-6; Dra. Maria Silvia Martins Mango, do CREFITO-8; Dra. Lilian Rose de Souza Mascarenhas, do CREFITO-12; Dr. Márcio Maruyama, e Dra. Sarah Elisa Z. Santos, do CREFITO-13; Dra. Nayana Pinheiro Machado de Freitas Coelho, do CREFITO-14; Dra. Eunice da Encarnação Garcia da Silva e Souza, e Dr. Glauco Ibraim de Moraes, do CREFITO-15; Dra. Louise Aline Romão Goudim, Dra. Lucycelia Martins Rodrigues, e Dr. Marcelino Martins, do CREFITO-16.