Nessa quarta-feira (7), foi realizada a solenidade de abertura do XI Congresso Acadêmico de Fisioterapia (Conafisio), no Theatro 4 de Setembro. O evento segue até o próximo domingo (11) com uma programação que envolve palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.
A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo presidente acadêmico do XI Conafisio, Francisco Araújo, que deu boas vindas às autoridades, estudantes e profissionais e destacou os pontos principais da programação do evento.
Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), Marcelino Martins, destacou a importância da oficialização de uma instituição no Estado para a garantia das prerrogativas da categoria. “Oficializamos o Crefito 14 em dezembro do ano passado e já realizamos ações importantes para nossa classe, como a agilidade na expedição das carteiras provisória e definitiva do profissional da área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, enfatiza.
A noite contou com as palestras do neurocirurgião Francisco Alencar e do fisioterapeuta Leonardo Raphael, ambos do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que explanaram um painel sobre Espasticidade.
A palestra principal de abertura foi proferida pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna. Helder falou sobre o tratamento de hérnia e empreendedorismo na Fisioterapia.
Também participaram da abertura do XI Congresso Acadêmico de Fisioterapia os secretários estaduais de Educação, Cultura e da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, Fábio Novo e Mauro Eduardo, respectivamente; o presidente da Fundação de Esportes do Piauí, Vicente Sobrinho, e a presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas do Piauí, Auriane Coutinho.