Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024, 14:17h
Anualmente, o mês fevereiro escolhido para a conscientização ao combate de três doenças, duas autoimunes e uma degenerativa que tem muita relevância e são “silenciosas" em seus sintomas e de progressão gradual: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. É importante destacar que quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as respostas positivas ao tratamento dos sintomas associados à doença, assim, podendo retardá-las.
O tratamento fisioterapêutico é um importante aliado ao tratamento multiprofissional, reabilitando as incapacidades geradas por estas doenças. As doenças levam os pacientes a terem ao longo da vida sua funcionalidade e independência reduzidas afetando as atividades laborais. No entanto cada paciente deve ser avaliado individualmente em suas peculiaridades para que seja feita uma reabilitação direcionada e de qualidade às principais dificuldades. Todas recebem influência direta da fisioterapia para o tratamento e controle.
O lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Já a fibromialgia afeta especificamente as articulações causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. O Alzheimer tem como principal característica a perda da memória progressiva. Não se sabe a causa da doença, mas o modo de ação dela vem normalmente de uma proteína chamada betamiloide que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios. A atuação fisioterapêutica durante o tratamento tem como objetivo a mobilização precoce do paciente, controle da dor, evitar e tratar complicações motoras e respiratórias, auxiliando assim para as complicações no dia a dia do paciente. “Se não houver cura, que no mínimo haja conforto”.
#crefito14 #atuacaofisio #fevereiroroxo
Fonte: Fevereiro roxo, Fisioterapia, Atuação profissional.