Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 10:17h

A cura começa no autocuidado. Cuide-se!  #combateahanseniase

Publicado em: Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Neste último domingo do mês no Brasil, por meio da Lei nº 12.135/2009, foi instituído, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, com o objetivo de chamar a atenção para as medidas de prevenção e controle, bem como alertar para os aspectos frequentemente negligenciados - os mitos e conceitos errôneos sobre a doença que muitas pessoas afetadas experimentam diariamente.

A Hanseníase é a enfermidade considerada mais antiga da humanidade, é uma doença infecciosa crônica, que possui uma evolução lenta, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Na pele, se expõe como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem ser apresentadas de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos.

Anualmente, durante todo o mês de janeiro, é realizado ações em prol da campanha janeiro roxo, mês de conscientização sobre a Hanseníase, que foi oficializada em 2016, pelo Ministério da Saúde como forma de tratar e prevenir a doença. A iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações especializadas e conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença. A cura começa no autocuidado. Cuide-se! 

#crefito14 #dianacionaldecombateahanseniase #saude #fisioterapia #terapiaocupacional


Fonte: #crefito14 #dianacionaldecombateahanseniase #saude #fisioterapia #terapiaocupacional