Domingo, 28 de Abril de 2024, 05:13h

198 Anos da Batalha do Jenipapo

Publicado em: Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021, 11:05h - Por: Ascom CREFITO-14

Em 13 de março de 1823 ocorreu a Batalha do Jenipapo, data que significa um dos momentos mais importantes do processo de independência brasileiro. Apesar de terem perdido, os brasileiros conseguiram debandar levando suprimentos de guerra portugueses, e com isso os enfraqueceu. No Piauí, a Batalha do Jenipapo - Berço da Independência, reforça a importância do acontecimento para o processo de emancipação do país. 

A província do Piauí passava, como suas vizinhas em todo o Brasil, por um complicado processo de lutas pela independência em 1823. Desde a Revolução do Porto em 1820, mais especificamente com a determinação das cortes portuguesas de que deveriam ser criadas Juntas Governativas nas províncias, que jurassem lealdade à Portugal, houve um alvoroço de disputas entre separatistas e conservadores.

O processo de emancipação brasileiro passou por diversas batalhas regionais, que envolveram disputas sociais, militares e políticas que não se restringiram à Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Tampouco se encerraram com o "grito do Ipiranga" em setembro de 1822. No Piauí, a Junta pró-lusitana foi criada em 7 de abril de 1822, e ao longo da província, algumas vilas foram contra o processo, como Parnaíba, Campo Maior e até uma parte da capital Oeiras.

Disputas importantes ocorreram em províncias mais afastadas, como a formação do popular Exército Libertador, o cerco às tropas portuguesas na Bahia em 1823 e, no mesmo ano, a batalha aconteceu às margens do rio Jenipapo no Piauí, que juntou as forças locais às cearenses e maranhenses. No entanto, apenas em 1825 e depois de muitas colisões entre os dois lados que Portugal finalmente reconhece a derrota por meio do Tratado de Paz, Amizade e Aliança.


Fonte: Grito do Ipiranga, batalha do jenipapo, marco piauiense.