O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (CREFITO 14) realizou, no dia 23, na Faculdade de Floriano (Faesf), e 24 de março, no Espaço Materno Infantil do Hospital Regional Tibério Nunes, um curso de Atualização de Fisioterapia em Saúde da Mulher.
Ministrado pela fisioterapeuta e professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Maura Porto, e voltado para acadêmicos e profissionais, o curso teve o enfoque na área obstetrícia, contemplando a atuação da fisioterapia no pré-parto, parto e puerpério (pós-parto). A capacitação contou com o apoio da Faculdade de Floriano (Faesf), que vem auxiliando o Conselho em todos os cursos e atividades voltadas à fisioterapia e à terapia ocupacional na região.
“Esse é mais um curso oferecido pelo Conselho, com o objetivo de capacitar os acadêmicos e profissionais da fisioterapia com as melhores técnicas e metodologias em voga. É necessário fomentar e estimular a constante qualificação dos fisioterapeutas e, através disso, queremos implantar uma cultura de valorização da pesquisa científica e do aprimoramento na área”, declara o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.
Os alunos do curso participaram de aulas teóricas, realizadas na sexta-feira (23), com o detalhamento de técnicas fisioterapêuticas utilizadas em todas as fases do processo de gestação e parto. Já no sábado (24), foi realizada a aula prática, em que os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a intervenção da fisioterapeuta Maura Porto em uma paciente em trabalho de parto normal, com a realização de exercícios que colaboram para a diminuição das dores e na facilitação do nascimento do bebê, bem como o acompanhamento da recuperação de mulheres puérperas e estímulo à lactação.
“A partir do momento em que o fisioterapeuta executa as primeiras técnicas, o primeiro relato da paciente é o de alívio da dor. Alguns riscos também são minimizados, como o de episiotomia, além da redução no tempo de trabalho de parto. Quando há a atuação do fisioterapeuta, o parto se torna mais rápido, menos doloroso e mais humanizado”, esclarece Maura Porto.
Ao final do curso de Atualização da Fisioterapia na Saúde da Mulher, o presidente do CREFITO 14, Marcelino Martins, realizou a entrega dos certificados aos participantes.
Melhorias no hospital
Tendo passado por recente reforma, o Hospital Regional Tibério Nunes conta, hoje, com um Centro de Parto Normal (CPN), no Espaço Materno Infantil. A unidade possui cinco salas para parto humanizado e 21 leitos para o puerpério, como informa o coordenador Geral de Serviço, Daniel Fonseca. “São realizados cerca de 80 partos por mês, então é uma demanda muito grande. E com a inauguração do CPN, diminuiu bastante o número de internações tanto da criança quanto das parturientes”.
Também foi constatado pelo Conselho, o cumprimento da escala de fisioterapia 24 horas no hospital. Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, “o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, tem colaborado para a melhoria das condições oferecidas nos hospitais públicos e atendido as reivindicações do Conselho na medida do possível. Esperamos que este seja um compromisso constante do Governo do Estado e que, em breve, seja feita a revisão dos salários dos profissionais de Fisioterapia”, finaliza.