Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 15:42h

#NovembroAzul A vida vale mais do que qualquer Preconceito

Publicado em: Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021, 10:09h - Por: Ascom CREFITO-14

O Movimento Novembro Azul, tem como propósito combater e conscientizar as pessoas sobre o câncer de próstata e a diabetes.

O Câncer de Próstata é o tumor, exclusivo do sexo masculino, mais frequente ficando atrás apenas dos tumores de pele e é o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente, pois a doença não apresenta sintomas na fase inicial. Homens com história familiar de câncer de próstata, afrodescendentes, sedentários e acima do peso ideal devem iniciar a prevenção mais precocemente, a partir dos 45 anos de idade, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticado precocemente as chances de cura do câncer de próstata são de aproximadamente, 90%.

O Diabetes é uma doença crônica grave, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa eficazmente a insulina que produz. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, que é o mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, que é o mais frequente entre os adultos e está ligado à obesidade ou excesso de peso, falta de atividade física e má nutrição; e o diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente. A maior parte dos casos de diabetes está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção. Previna-se! Cuide-se!

#crefito14 #novembroazul #cancerdeprostata #diabetes #prevencao #cuidados #saude


Fonte: #crefito14 #novembroazul #prevencao #saude