Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 06:52h

Terapia Ocupacional e Saúde Mental

Publicado em: Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Neste mês de Atenção à Saúde Mental, ressaltamos a atuação da terapia ocupacional, profissional que propõe um cuidado centrado no indivíduo (não na doença), mas sim na atenção psicossocial e no cuidado compartilhado não apenas entre os diversos profissionais que fazem parte do tratamento, mas com a família, a sociedade e os outros elementos que fazem parte de sua vida.

A Terapia Ocupacional intervém no âmbito da saúde mental, nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial, pois os transtornos com maior prevalência estão relacionados ao TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, depressão e ansiedade, assim como transtornos considerados severos e/ou persistentes, como uma dependência de algo. A reabilitação psicossocial baseia-se no objetivo de dar ao indivíduo uma estruturação/reestruturação do seu cotidiano e sua autonomia, gerando assim qualidade de vida.

O Terapeuta Ocupacional beneficia de seus conhecimentos e intervenções no campo da saúde, da educação e da esfera social para desenvolver ações baseando-se na atividade humana. Assim, o propósito com o indivíduo é focar na retomada da autonomia e independência, intervindo de forma direta nas atividades de vida diária, atividades de vida prática, atividades de lazer e sociais, possibilitando o resgate dos papéis ocupacionais, da identidade social, dos vínculos e projetos de vida interrompidos.


Fonte: #terapiaocupacional #saudemental #janeirobranco #crefito14