Domingo, 12 de Janeiro de 2025, 23:04h
As vacinas não geram efeito instantâneo. As vacinas contra a Covid-19 estimulam nosso corpo a produzir células de defesa e anticorpos contra o Sars-CoV-2. Mas isso leva um tempinho e depende do reforço das doses. É necessário manter os cuidados como usar máscaras, lavar as mãos, distanciamento social e não se aglomerar. Além disso, é de extrema importância não desistir da segunda dose. É necessário cumprir o protocolo prescrito, porque só assim garante o nível de eficácia conforme cada vacina.
Toda vacina aprovada pela ANVISA no Brasil é segura e diminui o risco de uma pessoa desenvolver a doença. No Brasil, os imunizantes aprovados foram Oxford/Fiocruz, Pfizer/BioNTech, Janssen-Cilag e do Instituto Butantan/coronavac. Mesmo depois de tomar as doses da vacina alguns indivíduos podem não desenvolver a imunidade contra o coronavírus e podem adquirir ou sofrer com a doença. É importante acompanhar as fontes de informações oficiais e seguras. Não disseminem Fake News.
A vacina ainda não chegou para todos! E só poderemos pensar em relaxar os cuidados após a imunização coletiva. E quem vacinou? Deve continuar os cuidados pois além de se proteger também deve proteger outras pessoas. Seja consciente e responsável! Nossos atos e atitudes também salvam vidas!
E mais uma vez: "use máscara cobrindo boca e nariz, lave as mãos com água e sabão, álcool 70%, mantenha distanciamento social, não leve as mãos aos olhos, boca e nariz e não se aglomere".
#fisioterapia #terapiaocupacional #crefito14 #vacina #covid19
Fonte: vacina, cuidados, não aglomere, prevenção, crefito14.