Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 03:41h

Sancionado o piso salarial dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí

Publicado em: Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 20:00h - Por: Pedro Mateus Ferreira
Foto/reprodução

A Governadora Regina Sousa (PT)  sancionou a Lei Estadual n.º 7.914/2022 que estabelece o piso salarial dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí. O valor  foi fixado em R$3.653,33 mensais para jornada de trinta horas semanais ou até seis horas diárias. O texto foi publicado na edição desta terça-feira (20) no Diário Oficial do Piauí.

A de lei n.º 7.914 foi acolhida após o indicativo de projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Fábio Novo. É importante ressaltar que o estado do Piauí destaca-se na federação por apresentar um piso salarial por meio de lei.

Rodrigo Amorim, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14º região (CREFITO-14), comentou sobre essa conquista histórica da categoria profissional junto ao Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Piauí (SINFITO-PI).

“Sem dúvidas, o piso é um ponto de partida e o reconhecimento do nosso trabalho e a valorização da nossa profissão, principalmente pelo trabalho desempenhado durante a pandemia de Covid-19”, afirmou o Presidente.

O presidente ainda destacou que a aprovação do piso estadual chama atenção para que as prefeituras municipais de todo o Estado também possam remunerar dignamente os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam nas redes de saúde da atenção básica nos municípios piauienses.

Auriane Coutinho, presidente do SINFITO-PI, destacou a importância da sanção do piso salarial Estadual e a luta da entidade para mais esse avanço que beneficia as categorias de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ela enfatiza que a união da categoria proporcionou a abertura dos caminhos para essa conquista. 

“Estabelecer um piso por meio de uma lei é uma tarefa complexa, que necessita de muita articulação. Trabalhamos arduamente pelo reconhecimento da importância do estabelecimento do piso salarial no estado, estabelecendo parâmetros baseados nos valores médios de pisos nos demais estados para garantir que o valor fosse digno e viável”, disse a presidente.