Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 17:08h

PREVINA-SE E VIVA COM SAÚDE! A Vida é mais forte que a Aids. #DezembroVermelho

Publicado em: Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

O Movimento Dezembro Vermelho,  foi criado com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST. O intuito é que as pessoas tenham consciência sobre a importância da adesão ao tratamento. Como ocorre com outras enfermidades, a maior rapidez no diagnóstico significa um rápido início no tratamento e por consequência melhor será a qualidade de vida do paciente. Portanto, além da prevenção, o tratamento é extremamente necessário.

O Movimento teve início em 1987, quando a Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU, transformou o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data reforça a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada em 1988 a partir de uma portaria assinada pelo ministro da Saúde.

O laço vermelho é usado como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. A ideia de ser a referência para o Dezembro Vermelho surgiu em 1991, por um grupo de profissionais de arte de Nova York com o intuito de homenagear as pessoas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. Com o passar do tempo, o espírito da solidariedade criou mais significados simbólicos para o uso do laço. Faça parte desse movimento. Apoie o Dezembro Vermelho.


Fonte: #DEZEMBROVERMELHO #SAÚDE #PREVENCAO