Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 10:58h

Presidente do Crefito-14 participa de inspeção virtual em continuidade ao Plano de Vacinação da capital

Publicado em: Terça-feira, 23 de Março de 2021, 10:47h - Por: Ascom CREFITO-14

Na última quarta-feira (17/03), o presidente do CREFITO-14, Dr. Rodrigo Amorim, participou de Inspeção, que foi realizada de forma remota junto ao Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de justiça de Teresina, em continuidade ao acompanhamento e discussão do Plano de Vacinação contra a Covid-19 na capital.

Durante a reunião, a Diretora da FMS, Laurimary Caminha, contou que na última semana, durante a campanha de imunização foram distribuídas em 10 drive-thru de vacinação e em 10 postos de saúde. O promotor de justiça, responsável pela 12ª PJ, ressalta a importância da inclusão da população rural neste plano de imunização na capital. Em resposta, a representante da FMS informou que a vacinação nesses locais está sendo feita por meio das Unidades Básicas e os agendamentos são realizados pelos agentes de saúde.

Informações levantadas pelo TCE, foi para que os Conselhos de classe, mantenham uma atenção a mais, pois há profissionais não-ativos que estão se inscrevendo nos Conselhos com o intuito de entrar na fila para a imunização. Enquanto isso, o MP e TCE estão averiguando as denúncias de possíveis fura-filas, que são recebidas diariamente.
 
A diretora Laurimary, sobre as novas extensões das UBSs Covid, que foram instaladas nos bairros Mafrense e Redonda. E as instalações dos centros de testagem, serão quatro pontos, um em cada região. Outras pautas abordadas durante a reunião, foram a grande quantidade de exames que estão sendo realizados e a demora para os resultados, que é em média de 5 dias. O Conselho pontua a preocupação com os profissionais da fiscalização que acabam atuando na área covid para averiguar o funcionamento, o que apresenta risco.
 
Como informação final da reunião, foi discutido sobre o início da Campanha de Vacinação contra a H1N1, que começa no dia 12 de abril. A FMS informou que organizará pontos estratégicos para que não haja aglomeração e que na próxima semana um plano será apresentado. Além disso, o Piauí receberá novas doses e a imunização de pessoas com deficiência terá início no domingo (21).


Fonte: Plano de vacinação, Crefito14.