Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 14:06h

Pesquisa: Caracterização da prática terapêutica ocupacional frente às atividades de vida diária de pacientes com insuficiência respiratória

Publicado em: Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023, 15:00h - Por: Redação

O CREFITO-14 divulga pesquisa sobre a “Caracterização da prática terapêutica ocupacional frente às atividades de vida diária de pacientes com insuficiência respiratória em Unidades de Terapia Intensiva adulto”. A pesquisa faz parte do mestrado do Huryel Tarcio de Oliveira no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO/UFSCar.

O projeto tem como temática o estudo da atuação prática do profissional de terapia ocupacional em unidades de terapia intensiva frente a pacientes com insuficiência respiratória promovendo um melhor desempenho nas atividades cotidianas destes indivíduos.  A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Carlos – CEP/UFSCar conforme parecer número 5.690.620.

O objetivo da pesquisa é “caracterizar a prática dos terapeutas ocupacionais atuantes em unidades de terapia intensiva adulto com pacientes com insuficiência respiratória, frente às atividades de vida diária”. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem mista simultânea. Os participantes serão terapeutas ocupacionais que atendem pessoas com insuficiência respiratória, com idade igual ou superior a 18 anos em Unidades de Terapia Intensiva adulto.