Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 15:01h

Neste Dia Mundial da Atividade Física dê ao corpo o que ele precisa "Movimento"

Publicado em: Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 10:47h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, está crescendo a busca por uma boa qualidade de vida, por meio da atividade física, hoje (6), o Dia Mundial da Atividade Física tem como principal objetivo incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS), tem o conceito de atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

Desde de 2018, por uma iniciativa da OMS de obter pessoas mais ativas em todo o mundo, lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030. Que busca mostrar como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030, assim, criando sociedades mais ativas por meio da melhoria os ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades para praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos.

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes com idade entre 11 a 17 anos, não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com deficiências e doenças crônicas. O termo "atividade física" não deve ser confundido com "exercício", que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde. Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado. Movimente-se!


Fonte: Atividade física, saúde, bem-estar, crefito14.