Domingo, 24 de Novembro de 2024, 01:24h
Anualmente em 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1992, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e ressaltar a importância da inclusão dos deficientes na sociedade e a eliminação do capacitismo.
De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são excluídos da população como um motivo para a discriminação, ou que dificuldade em uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo o decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como, “toda ou perda anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano ”.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146 / 2015, determina a administração pública dever combater estereótipos, preconceitos e práticas prejudiciais às pessoas com deficiência. Um dos principais desafios é a acessibilidade. Criar bons acessos para pessoas com deficiência é tratá-las com a dignidade que eles merecem, incluindo-os na vida social. "Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências".
Fonte: # crefito14 #diainternacionaldodeficientefisico #saude #qualidadedevida #bemestar #cuidados #fisioto #fisioterapia #terapiaocupacional