Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 11:43h

Diga não a vícios lícitos e ilícitos! #CombateasDrogaseaoalcoolismo

Publicado em: Domingo, 20 de Fevereiro de 2022, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje (20/02), Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, é importante para que a população se lembre dos malefícios da utilização de drogas, e da luta que os dependentes enfrentam dia após dia.

De acordo com a OMS, a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O abuso de álcool, cigarro ou qualquer outro tipo de droga já é uma preocupação e merece atenção.  

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.

O tratamento para esses tipos de vícios, deve ser procurado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). 

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento. 

Diga não a vícios lícitos e ilícitos!


Fonte: #crefito14 #combateadoencaslicitaseilicitas #drogasealcool #tratamento