Sábado, 20 de Abril de 2024, 05:28h

Dia Nacional do Sistema Braille.

Publicado em: Sexta-feira, 08 de Abril de 2022, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

O Dia Nacional do Sistema Braille lembra, em (8) de abril, celebra o nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo.

O Sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele se tornou conhecido em 1837.  O autor, o francês Louis Braille, com a obra, conseguiu disponibilizar conhecimento e cultura para as pessoas com deficiência visual. Braille nasceu em (4) de janeiro de 1809, na cidade francesa de Coupvray.

Essa data traz uma reflexão sobre os desafios enfrentados por essas pessoas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender. 
 


Fonte: #braile #nacional #LouisBraille #crefito14