Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024, 19:00h
Anualmente, em 15 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar. A data, instituída pela Lei nº 11.723/2.008, tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Este é um trabalho muito importante para o país e que precisa ser valorizado todos os dias do ano, mas deve receber ainda maior destaque neste dia 15 de maio.
Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública. A incorporação de novos métodos terapêuticos e tecnologias, possibilitou que muitos tratamentos antes disponibilizados somente em hospitais, hoje sejam administrados em regime domiciliar, em Hospitais-Dias e clínicas especializadas.
A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio de higienização com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes. Nesta data, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais, desenvolvem campanhas de comunicação social e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.
#crefito14 #infeccaohospitslar #saude
Fonte: crefito14, infeccaohospitslar, saude.