Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 13:30h

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado em: Segunda-feira, 05 de Abril de 2021, 12:21h - Por: Ascom CREFITO-14

Em Março de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu anualmente, 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), para lembrar e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Data estabelecida como ponta pé inicial para realização da campanha Abril Azul que tem como objetivo combater a discriminação e o preconceito das pessoas com síndrome neuropsiquiátrica incentivando a inclusão do autista na sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para o grupo.

O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa, é uma condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista, pelo contrário é preciso entender para incluir e ajudar. “O autismo não se cura, se compreende”.


Fonte: Conscientização, autismo, crefito14