Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 18:15h

Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Trate!

Publicado em: Quarta-feira, 24 de Março de 2021, 09:49h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, tem como objetivo conscientizar o público sobre as devastadoras condições de saúde, sociais e econômicas da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose, são os objetivos da data que marca o dia em que, em 1882, o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença.
 
A tuberculose é a patologia mais mortal do mundo, uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Todos os dias, mais de 4000 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30.000 ficam doentes com esta doença evitável e curável. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem anualmente.
 
O tratamento de Fisioterapia Respiratória para portadores de distúrbios ventilatórios restritivos.  A fisioterapia respiratória compõe um grupo de técnicas de exercícios manuais específicos que têm como finalidade a prevenção, no intuito de evitar a complicação de um quadro de pneumopatia instalado, a melhora ou a reabilitação de uma disfunção toracopulmonar e o treinamento e recondicionamento físico das condições respiratórias de um pneumopata.
 
#crefito14 #diamundialdatuberculose #fisioterapiarespiratoria


Fonte: Combate, Patologia, Crefito14.