Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025, 14:57h
Anualmente, no terceiro domingo de maio, é celebrado o Dia Internacional do Celíaco. A data foi escolhida para honrar o dia de nascimento do Dr. Samuel Gee, primeiro pesquisador a reconhecer que os sintomas da doença celíaca estavam relacionados à dieta.
Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, entre outros assim, provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Os sintomas, em geral, aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. Mas não descarta a manifestação dos sintomas na fase adulta.
A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida. O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.
#crefito14 #diadoceliaco #tolerancia
Fonte: #crefito14 #diadoceliaco #tolerancia