Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 06:49h

Dia do Especialista em Terapia Ocupacional em Gerontologia

Publicado em: Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, 16:37h - Por: Ascom CREFITO-14

A Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia deve produzir conhecimento científico em Terapia Ocupacional em Gerontologia e torná-lo acessível à população em geral. Reconhece e disciplina a Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia pela resolução nº 477, de 20 de dezembro de 2016. A Atuação se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, seja público, privado e filantrópico, assim como nos setores da previdência social, educação, trabalho, judiciário e presidiário, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção e recuperação. A formação profissional dessa especialidade apresenta quatro grandes âmbitos de atuação: Atenção à saúde da pessoa idosa; Assistência social à pessoa idosa; Cultura e lazer para a pessoa idosa e Educação à pessoa idosa.

A Terapia Ocupacional utiliza as atividades como elemento centralizador e orientador na construção do processo terapêutico. Elas são avaliadas no contexto de cada caso e com o objetivo de promover o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e sociais de modo a ampliar seu desempenho e participação social. Em Gerontologia o T.O participa de programas de prevenção de doenças e manutenção da saúde, preparando o idoso para os eventos inerentes ao seu envelhecimento incentivando seu convívio social, familiar e sua autonomia.
 
Durante o processo terapêutico é utilizado instrumentos de avaliação funcional, das estruturas mentais, emocionais e sociais, e avalia principalmente o desempenho das Atividades da Vida Diária, pois são os principais indicadores da autonomia do idoso. A atividade proporciona uma vivência com significado existencial através da auto-responsabilidade, do compromisso, de expressão de valores e de sistematicidade, podendo envolver ainda convívio social pautado por bem-estar.


Fonte: #crefito14 #terapiaocupacional #gerontologia