Sábado, 20 de Abril de 2024, 06:12h

Crefito14 fará capacitação sobre primeiros socorros para profissionais da saúde

Publicado em: Quinta-feira, 19 de Maio de 2016, 19:44h - Por: Redação
Educação Profissional em Gestão de Primeiros Socorros: Formação inicial e continuada nas Ações e Procedimentos para Atendimento de Emergência é o novo projeto desenvolvido pelo Crefito14.

A capacitação é direcionada para os profissionais e gestores de serviços públicos em saúde e de órgãos responsáveis pelo atendimento de emergência em Teresina. O curso será realizado no Hotel Fórmula Flat Europa, no sábado (21) e no domingo (22).

Posteriormente, o Conselho irá formar multiplicadores para atuação na área, envolvendo universitários e demais profissionais da saúde. De acordo com o presidente do Crefito14, Marcelino Martins, o objetivo é contribuir com a formação dos profissionais que atuam no atendimento de emergência.

Ainda no mês de abril, o presidente Crefito14, Marcelino Martins, e a presidente do Crefito14 Jovem, Débora Alves, apresentaram a proposta para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico; para o diretor geral do SAMU Teresina, Marcelo Benício; e para o diretor geral do Hospital de Urgência de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque.

Esses órgãos deverão participar da capacitação e, posteriormente, atuar em parceria com o Crefito14, através dos multiplicadores, em ações sociais de orientação sobre como atuar no atendimento emergencial e de primeiros socorros.

O fisioterapeuta Adgildo dos Santos Pereira conduzirá o curso. "Recentemente, tive a oportunidade de participar desse curso que utiliza técnicas e recursos avançados, no que se refere ao atendimento de emergência e de primeiros socorros. Um conhecimento valioso e experiências que irão somar positivamente na formação dos profissionais teresinenses", comenta Marcelino Martins.

O palestranteAdgildo dos Santos Pereira é fisioterapeuta (CREFITO -3/74129), formando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas; pós-graduação em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica do Esporte, Osteopatia e Terapia Manuais; formação profissional de emergências médicas e credenciando como instrutor Internacional Autorizado de Primeiros Socorros. - Emergency Medical Responde e Advanced Firts Aid pela certificadora International American Safety & Healt Institute (ASHI).

Em 2014, foi nomeado pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE/ SP) como instrutor expert e coordenador  do cursos de Atendimento Emergencial no Esporte dentro do projeto de capacitação e padronização de fisioterapeutas para atuação nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro - Rio 2016.