O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) e o Crefito Jovem apresentaram as principais ações realizadas pelo Conselho, que representa as duas profissões, durante o Ciclo de Palestras do XII Conafisio. Acadêmicos e profissionais estiveram reunidos no auditório Caneleiro, na Faculdade UniNovafapi, nesta sexta-feira (26).
O presidente Marcelino Martins destacou as ações conquistadas pelo Crefito 14. “Há pouco mais de um ano, já temos alguns avanços como, por exemplo, o cumprimento dos plantões de 24 horas pelos fisioterapeutas nos hospitais públicos e privados; a interiorização das ações do Crefito 14, o rigor na fiscalização do exercício legal das profissões e estamos cobrando o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina para que sejam realizados mais concursos públicos”, lista Marcelino Martins.
A presidente do Crefito 14 Jovem, Débora Alves, ressalta que a aproximação entre acadêmicos e o Conselho irá resultar em muitos projetos ao longo do ano. “O Crefito Jovem tem como essência essa aproximação entre os universitários e o Conselho. Além dos eventos acadêmicos e científicos queremos chegar até as comunidades levando os estudantes para promover ações de cidadania e responsabilidade social”, frisa Débora Alves.
Bruna Nolêto, vice-presidente do Crefito Jovem, acrescenta que a participação de todos os acadêmicos de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia é essencial para a elaboração dos projetos e ações do Crefito14 Jovem. “Com a sugestão dos estudantes poderemos ampliar as nossas propostas e oferecer ações positivas tanto no ambiente acadêmico como também para a sociedade”, encerra Bruna Nolêto.
Na oportunidade, o Crefito14, através do Sistema Coffito/Crefitos, se colocou à disposição para apoiar a realização da Jornada de Fisioterapia da Faculdade UniNovafapi. “Contribuir com a formação e estimular troca de conhecimento e experiências entre os profissionais também é uma das funções do Conselho”, explica Marcelino Martins.