Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 18:04h

CREFITO-14 entrega proposta de criação de código específico no RNPF e RNHTO para tratamento de espasticidade

Publicado em: Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 16:27h - Por: Ascom CREFITO-14

Nesta quinta-feira (19), o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (CREFITO-14), Dr. Rodrigo Amorim, esteve com o coordenador da Comissão do Referencial de Procedimentos Fisioterapêuticos (COFFITO), Dr. Fernando Muniz, na sede do Coffito para reforçar a proposta de criação de código específico no Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e no Referencial Nacional de Procedimentos de Terapia Ocupacional (RNHTO), relacionados ao tratamento da espasticidade dentro de centros cirúrgicos.

O Grupo de Trabalho de Espasticidade do CREFITO-14 vem realizando estudos que possam auxiliar na maior segurança, eficiência e reconhecimento dos procedimentos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais no tratamento da Espasticidade, uma alteração motora caracterizada por exacerbação do reflexo tônico de estiramento muscular que leva a deformidades articulares com postura corporal anormal, deformante e estruturada, com prejuízo na higiene corporal e em outros cuidados diário.

Através desses estudos desenvolvidos no GT, constatou-se a necessidade de criação de códigos próprios e específicos para esses procedimentos, bem como a inclusão no RNPF e RNHTO, bem como a necessidade da participação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nos procedimentos cirúrgicos de rizotomia dorsal seletiva, e os benefícios trazidos, já são reconhecidos por entidades de saúde.


Fonte: #crefito14 #coffito #espaticidade #fisioterapia #terapiaocupacional