Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 04:49h

CREFITO-14 e SINFITO-PI participam de reunião do COSEMS-PI com secretários de saúde de municípios do Vale do Sambito

Publicado em: Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023, 14:28h - Por: Redação

Na última terça-feira (24), o conselheiro do CREFITO-14 Carlos Luz e a presidente do SINFITO-PI Auriane Coutinho participaram da primeira reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI) com secretários de saúde dos municípios do território Vale do Sambito*, localizado no semi-árido piauiense.

Entre as pautas da reunião foi discutido o Piso Estadual de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, determinado pela Lei Estadual nº 7.914/2022. Na oportunidade, CREFITO-14 e SINFITO-PI defenderam a importância do Piso, bem como a fundamentação da proposta para a valorização dos profissionais e para a qualidade da assistência terapêutica à população.

O objetivo foi aprofundar o diálogo com os gestores de cada município com foco na implantação do Piso em seus respectivos municípios.

Estiveram presente na reunião o prefeito Mardônio Soares de Barra d'Alcantata, município sede do evento, e o prefeito Afonso Sobreira do município de Novo Oriente, além de vereadores e membros do COSEMS-PI.

*A região Vale do Sambito é composta por 15 municípios: Aroazes, Barra D'Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande.


Fonte: Ascom CREFITO-14