Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 18:10h
O COFFITO reconheceu a habilitação dos profissionais fisioterapeutas para a utilização da técnica de Hidrolipoclasia Ultrassônica. O Acórdão nº 635, de 7 de julho de 2023, foi publicado nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial.
Dentre os critérios necessários para o uso, estão os seguintes:
- Os profissionais devem possuir formação específica em cursos de capacitação reconhecidos pelo COFFITO, com o mínimo de 10 (dez) horas, contemplando 40% (quarenta por cento) de carga horária teórica e 60% (sessenta por cento) de prática presencial e supervisionada;
- O profissional deverá apresentar os documentos obrigatórios para apostilamento no CREFITO de sua circunscrição e, somente após a análise e o deferimento do Conselho Regional, o fisioterapeuta estará apto ao exercício e divulgação do procedimento.
Atenção! O uso da técnica por profissional não especialista poderá ser considerado como condição agravante em caso de imposição de sanção ético-disciplinar pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em processos vinculados ao uso da Hidrolipoclasia Ultrassônica.
Confira o Acórdão na íntegra aqui.