Domingo, 19 de Maio de 2024, 17:43h

COFFITO reconhece acupuntura como especialidade na Fisioterapia

Publicado em: Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 16:31h - Por: Ascom CREFITO-14

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovou a Resolução nº 580 de 24 de outubro de 2023, que reconhece a Acupuntura como especialidade da Fisioterapia e estabelece diretrizes para sua prática.

A Acupuntura é considerada como prática integrativa, conforme definido pelo Ministério da Saúde do Brasil através da Portaria nº 971 de 03 de maio de 2006. Essa resolução representa um marco na regulamentação da prática da Acupuntura na Fisioterapia, proporcionando diretrizes claras para os profissionais que desejam se especializar nessa área.

De acordo com a Resolução, o título concedido ao profissional fisioterapeuta será de Especialista Profissional em Acupuntura. Para o exercício da especialidade, é necessário o domínio de diversas áreas de competência, incluindo a realização de consulta fisioterapêutica, avaliação de funções tegumentares, sensório-perceptivas, identificação de alterações energéticas em meridianos, entre outros.

A atuação desse profissional abrange todos os níveis de atenção à saúde, em diversas fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação. Importante destacar que a resolução não confere exclusividade da prática aos fisioterapeutas.


Fonte: Ascom CREFITO-14