Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 15:03h

Centro oferece atendimento gratuito aos portadores de Hanseníase

Publicado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2017, 12:27h - Por: Redação
Em alusão a Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado próximo 30 de janeiro, durante todo o mês, profissionais da área da área dá saúde unem esforços para informar a população sobre os sintomas dessa doença e os centros de referência tem atendimento.

Os principais sintomas da doença são: manchas brancas e dormência. Um dos locais de referência em Teresina para o tratamento é o Centro Maria Imaculada, onde é realizado atendimento clínico de reabilitação.

A vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14), Leila Mendes, é terapeuta ocupacional do Centro Maria Imaculada e destaca a importância da reabilitação para a melhoria dá qualidade de vida das pessoas acometidas por essa doença. "Hanseníase é um problema grave da saúde pública e necessita da atenção de todos. A população e o Poder Público devem atuar em conjunto.

Leila Mendes relata que os principais objetivos da Terapia Ocupacional com pacientes com hanseníase são a conquista da autonomia nas atividades diárias e vida prática para que possa voltar a trabalhar ou desenvolver novas habilidades e encontrar um novo ofício.

Marcos Terto, fisioterapeuta da mesma instituição, afirma que o atendimento da fisioterapia é realizado através da estimulação motora e elétrica, já que, em muitos casos, a doença causa sequelas físicas e até deformidades, principalmente nos membros.