Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 03:28h

Campanha Mundial de Combate à Hanseníase. #JaneiroRoxo

Publicado em: Sábado, 01 de Janeiro de 2022, 00:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, durante todo o mês de janeiro, é realizado ações em prol da campanha JANEIRO ROXO “Mês de conscientização sobre a Hanseníase” que foi oficializada em 2016, pelo Ministério da Saúde como forma de tratar e prevenir a doença.

A campanha tem como iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações especializadas e conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença.

A Hanseníase é a enfermidade considerada mais antiga da humanidade, é uma doença infecciosa crônica, que possui uma evolução lenta, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Na pele, se expõe como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem ser apresentadas de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos.

A atuação fisioterapêutica no tratamento das sequelas e sintomas da hanseníase é de fundamental importância desde a prevenção até a reabilitação do paciente. A terapia ocupacional na atenção à hanseníase utiliza estratégias de intervenção para orientar os pacientes quanto à prevenção de incapacidades, autonomia funcional e inserção na comunidade.

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), realiza as ações educativas sobre a doença. No Brasil a enfermidade é um grave problema de saúde, pois está sendo o segundo país com a maior prevalência da doença. A hanseníase tem cura, porém, é incapacitante. Os medicamentos existentes atualmente são capazes de matar a bactéria, mas não revertem os danos neurais causados pela doença em estágio avançado. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de tratamento e acompanhamento da doença. A cura começa no autocuidado. Cuide-se!


Fonte: #crefito14 #janeiroroxo