Sábado, 23 de Novembro de 2024, 17:24h
O Movimento Abril Azul destaca o transtorno do espectro autista – TEA, um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. O mês da conscientização do autismo foi criado para desenvolver campanhas mostrando as características desta condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista, pelo contrário é preciso entender para incluir e ajudar. É apenas uma maneira diferente de ver o mundo, com jeito único de ser.
O Transtorno do Espectro Autista - TEA é caracterizado pelas mudanças na capacidade de comunicação, interação social e comportamental, o autismo também são transtornos do desenvolvimento neurológico. Conforme a Organização Mundial de Saúde - OMS, atinge 1 em cada 160 crianças do mundo e no Brasil existem cerca de 2 milhões de pessoas com a síndrome.
A Lei Berenice Piana de n° 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em justa homenagem a uma mãe que desde que recebeu o diagnóstico de seu filho luta pelos direitos das pessoas com autismo. “O autismo não se cura, se compreende”.
Fonte: Autismo, abril azul, crefito14.