Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 07:26h

#TBT Conquistas do CREFITO-14, Projeto Lei nº 7.235/2019 que dispõe da presença do fisioterapeuta 24h na UTI do Piauí

Publicado em: Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021, 09:24h - Por: Lorena Morais
Pablo Veras

Hoje, (25), nosso TBT é da Lei nº 7.235/2019, sancionada pelo Governador do Estado do Piauí, que torna obrigatória a presença de um fisioterapeuta para cada 10 leitos, durante 24 horas, nas UTIs do Piauí. A normativa ainda determina a necessidade de que os profissionais possuam título de especialista, reconhecido pelo COFFITO, em Fisioterapia Intensiva (no
Adulto, em Pediatria ou em Neonatologia).

Apresentado pelo presidente do CREFITO-14, Dr. Rodrigo Amorim, em 2017, ao Deputado Estadual Fábio Novo, que enfatizou a importância dos profissionais: "O fisioterapeuta 24 horas na UTI salva vidas ao diminuir a permanência em ventilação mecânica e, assim, os riscos de infecção. Também temos vários estudos que confirmam que a presença do fisioterapeuta reduz gastos no setor e, ainda, produz indicadores de qualidade na assistência”, pontuou.

Relembrando as palavras do presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, lembrou a importância de parabenizar a todos os envolvidos nessa vitória. “Essa é uma conquista para a profissão. Uma vitória dos fisioterapeutas piauienses que refletirá em todo o Brasil. É reflexo direto de todo o trabalho dos representantes na região. São esses exemplos que devemos seguir e, a partir deles, levar mais saúde para toda a população”, finalizou.


Fonte: TBT, conquista crefito, fisioterapia