Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (CREFITO 14) participaram de visita ao Laboratório de Simulação (Labsim) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A visita também contou com a participação de representantes da Organização Panamericana de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - representada pelo médico José Paranaguá - e professores das faculdades Uninovafapi, Facid Wyden e Santo Agostinho.
A visita é resultado de parceria entre a UESPI, o Crefito 14 e a UFMG, no intuito de capacitar os profissionais do Piauí nas técnicas utilizados no laboratório para, assim, poder implantar a experiência de simulação clínica na universidade estadual.
"O encontro nos possibilitou uma melhor aprendizagem sobre metodologia ativa utilizando a Simulação Clínica, o que será de grande valia", afirma a Pró-Reitora Adjunta de Ensino e Graduação da Uespi, professora do Centro de Ciências da Saúde e conselheira do Crefito 14, Nayana Coelho, destacando que o Centro de Ciências da Saúde da Uespi ganhará, em breve, um laboratório de simulação clínica para práticas no que há de mais moderno em relação a metodologias ativas.
O Laboratório de Simulação tem como propósito criar e inovar ações que envolvam a simulação na área da saúde. Para isso, utiliza computadores e manequins para manipulação, ajudando no desenvolvimento de habilidades dos acadêmicos.
Outro ponto discutido durante o encontro com o corpo administrativo da UFMG foi a Telemedicina, mecanismo já implantado no Piauí por meio de mediação tecnológica e rede de fibra ótica com a referência para esse tipo de recurso no Hospital Getúlio Vargas.
"Essa é uma troca de experiências que estamos proporcionando no sentido de qualificar nossos profissionais para o uso dessa metodologia. O Crefito tem uma parceria muito forte com a UESPI, em que desejamos e colaboramos para o aperfeiçoamento do ensino e avanços científicos", finaliza o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.