Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 10:17h

Dia do Agente Fiscal

Publicado em: Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021, 10:33h - Por: Lorena Morais
Pablo Veras

Hoje, 02 de fevereiro, comemora-se o dia do Agente Fiscal, a data é uma homenagem ao apóstolo Mateus, que lá no início do Século I trabalhava como coletor de impostos e, ao se converter ao cristianismo, decidiu distribuir todos os seus bens aos pobres e seguir Jesus Cristo e seus apóstolos. O termo “Agente Fiscal” é uma nomenclatura utilizada para diversos cargos como Agente de Postura, Agente Fiscal Municipal, Fiscal Urbano, Fiscal Integrado, Fiscal do Comércio, Fiscal de Obras, Fiscal de Indústria e Comércio, Fiscal de Obras e Urbanismo, Fiscal de Atividades, Agente Vistor e Fiscal Ambiental.

O Agente Fiscal desempenha uma das mais importantes funções do Estado, ele é o responsável por representar e aplicar a lei de fiscalização de cobrança de impostos. Além disso, está presente em todas as áreas da economia e sociedade: indústria, comércio, saúde e administração. Realizado de forma eficiente, o trabalho do agente fiscal é capaz de detectar as práticas de evasão de divisas, possibilitando punir os infratores. 

O trabalho do Agente Fiscal se torna essencial do ponto de vista social, pois a partir do seu trabalho é possível que se arrecade recursos financeiros para que o poder público consiga administrar o governo, e em contrapartida o cidadão tem o dever, conforme definido pela lei, de estar em dia com suas obrigações com o Estado.


Fonte: comemoração, parabéns.