Home / Capa Slide / Terapeuta Ocupacional piauiense ministra palestra no Congresso Nacional de Neurocirurgia Pediátrica em Fortaleza

Terapeuta Ocupacional piauiense ministra palestra no Congresso Nacional de Neurocirurgia Pediátrica em Fortaleza

Fortaleza sediou o XIII Congresso Nacional de Neurocirurgia Pediátrica, que aconteceu entre os dias 5 e 8 deste mês. Palestrantes de renome nacional e internacional compartilharam o conhecimento nos mais diversos segmentos da neurocirurgia.

O Piauí foi representado pelo Dr. Francisco Alencar, neurocirurgião funcional; o Dr. Josione Rego, neurologista e neurofisiologista; Leylane Rilzer, terapeuta ocupacional; Leonardo Raphael, Jordano Macedo e Ana Patrícia Petillo, fisioterapeutas neurofuncionais.

Dr. Alencar e Dr. Josione apresentaram trabalhos orais abordando a rizotomia dorsal seletiva e a microcefalia. A terapeuta ocupacional Leylane Rilzer e os fisioterapeutas Leonardo Raphael, Ana Patrícia Petillo e Jordano Macedo expuseram banners com abordagem multidisciplinar no tratamento da espasticidade e rizotomia dorsal seletiva. Leylane ainda ministrou a palestra “O papel da Terapia Ocupacional na Rizotomia Dorsal Seletiva.”

A espasticidade é um distúrbio de controle muscular causada por desequilíbrio de sinais a partir do sistema nervoso central (cérebro e medula espinal) para os músculos. A doença deixa músculos tensos ou rígidos e gera incapacidade de controlar a musculatura. Além disso, os reflexos podem persistir por muito tempo e podem ser muito fortes (reflexos hiperativos). Por exemplo, uma criança com um reflexo de agarrar hiperativo pode manter a sua mão em um punho apertado.

Leylane Rilzer é formada em Terapia Ocupacional pela Faculdade Santa Terezinha, com experiência no tratamento de espasticidade de pacientes com desordens neuromotoras em crianças e adultos.

Veja Também

Presidente do Crefito-14 participa de Talk Show no III QUASSPAC

Entre os dias 13 e 15 de setembro, a Fundação Municipal de Saúde realizou o …

Crefito-14 expede primeira carteira de identificação para estágio, em 2019

O estudante de Terapia Ocupacional da Faculdade Facid Widen, Rodrigo Feitosa, esteve na sede do …