domingo , 21 outubro 2018 - 17:11
Home / Capa Slide / Profissionais fisioterapeutas participam de curso de Ventilação Mecânica promovido pelo Crefito 14

Profissionais fisioterapeutas participam de curso de Ventilação Mecânica promovido pelo Crefito 14

Fisioterapeutas da região de Floriano participam, neste final de semana, de 20 a 22 de julho, de curso de Ventilação Mecânica – Adulto, Neonatal e Pediátrica, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14). As aulas teóricas e práticas acontecem no Hospital Regional Tibério Nunes.

Voltado para profissionais da fisioterapia, o curso é ministrado pelo fisioterapeuta Lucas Paiva que, com vasta experiência na aplicação do método em Unidades de Terapia Intensiva, irá capacitar os profissionais com técnicas atualizadas.

“A ventilação mecânica é um artifício de suporte de manutenção de vida utilizado nas UTI’s e que possibilitou a realização de vários procedimentos complexos. Trazer um curso como este para um hospital de grande demanda é de suma importância para qualificar a equipe a fim de oferecer o melhor serviço ao paciente sem precisar deslocá-lo para a capital”, explica Lucas Paiva.

Presidente do Crefito 14, Marcelino Martins destaca que a ação faz parte de uma política institucional do Conselho em contribuir para melhorar os serviços prestados à comunidade. “O profissional que se interessa em atualizar os seus conhecimentos demonstra o seu compromisso com a profissão e com o paciente. Por isso, nós, do Crefito 14, estamos sempre incentivando e possibilitando aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Piauí a se qualificarem constantemente, através de cursos, palestras e programas de pós-graduação. Queremos, verdadeiramente, contribuir para a valorização da categoria e o bem-estar da comunidade”, conclui.

Fisioterapia 24h no Hospital Tibério Nunes

Em parceria com o Ministério Público do Piauí (MP-PI), o Conselho conseguiu garantir a presença de profissionais fisioterapeutas em escala de 24h em Unidades de Terapia Intensiva de todos os hospitais públicos do Piauí. Conquista que, no Hospital Tibério Nunes, foi comemorada.

“Havia uma necessidade devido à alta demanda e reclamações dos próprios pacientes e dos profissionais que precisavam se deslocar de outros ambientes do hospital para cobrir a escala. Então o Crefito 14 fez esse trabalho e conseguimos, juntos, tornar essa demanda uma realidade”, afirma o gerente geral de Fisioterapia do Hospital Tibério Nunes, Daniel Fonseca.

Formação acadêmica

Com cursos de graduação em Fisioterapia oferecidos pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Faculdade de Floriano (FASEF), são muitos profissionais e acadêmicos na cidade.

Segundo Lívio Fontes, coordenador do curso de Fisioterapia da Faesf e membro suplente do Crefito 14, “já são mais de 200 profissionais fisioterapeutas formados pela Faesf e que estão no mercado de trabalho. Então a gente fica muito feliz em ver a Fisioterapia em expansão por todo o Piauí”, finaliza.

Veja Também

COMUNICADO – Eleições Crefito 14

Publicado Edital do Exame Nacional para concessão do título de especialista profissional

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais poderão, novamente, tentar obter o título de especialista profissional, mediante …