domingo , 21 outubro 2018 - 17:11
Home / Capa Slide / Profissionais e acadêmicos de Fisioterapia participam de curso de atualização na Saúde da Mulher em Piripiri

Profissionais e acadêmicos de Fisioterapia participam de curso de atualização na Saúde da Mulher em Piripiri

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) realizou, nos dias 5 e 6 de maio, o curso de Atualização em Fisioterapia na Saúde da Mulher, na Faculdade Chrisfapi, em Piripiri.

Com carga horária de 20h/aula e voltado para profissionais da região, o curso abordou métodos e técnicas inovadoras na promoção da saúde e bem-estar da mulher, destacando a importância da Fisioterapia nesta área.

“A Fisioterapia possui uma vasta área de atuação e, dentre elas, a saúde da mulher. Ela é de extrema importância para melhorar as condições de saúde da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando pelo momento gestacional, menopausa e terceira idade”, afirma a ministrante do curso, fisioterapeuta Maura Cristina Porto Feitosa.

Fiscalização

As aulas práticas foram realizadas no Hospital Regional Chagas Rodrigues, onde, recentemente, o Crefito 14 fez uma fiscalização e, lá, encontrou diversas irregularidades, como escala de fisioterapeutas da enfermaria em desacordo com os parâmetros assistenciais da Fisioterapia; fisioterapeutas da Unidade de Terapia Intensiva realizando atendimentos em outros setores do hospital, quando o mesmo deve ser exclusivo do setor de UTI; crianças recém-nascidas sendo internadas em UTI adulto no leito de isolamento, ficando, assim, expostas a bactérias multirresistentes; e aparelhos de ventilação mecânica invasiva com sinais de falta de manutenção.

Na oportunidade do curso, foi realizada nova avaliação e constatadas algumas modificações já realizadas no serviço do hospital, devido à fiscalização. Os fisioterapeutas não estão mais se ausentando da UTI para realizarem atendimento em outros setores do hospital e as crianças que necessitam de suporte ventilatório invasivo são referenciadas logo para Teresina, já que a UTI neonatal ainda não foi inaugurada em Piripiri.

“Nós continuaremos com as ações de fiscalização visando contribuir para a organização dos serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em todo o Piauí, para que estes profissionais possam oferecer um melhor atendimento à população”, frisa Marcelino Martins, presidente do Crefito 14.

Veja Também

COMUNICADO – Eleições Crefito 14

Publicado Edital do Exame Nacional para concessão do título de especialista profissional

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais poderão, novamente, tentar obter o título de especialista profissional, mediante …