quinta-feira , 24 Maio 2018 - 08:32
Home / Capa Slide / Profissionais da saúde e alunos participam de palestra sobre Simulação Clínica em Teresina

Profissionais da saúde e alunos participam de palestra sobre Simulação Clínica em Teresina

Profissionais e docentes da área de saúde, alunos do curso de fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e profissionais do Hospital São Marcos participaram, nessa quinta-feira (26), de capacitação sobre Simulação Clínica, com objetivo de aplicar esta metodologia no ensino-aprendizagem das instituições participantes.

O evento, pioneiro no município de Teresina, foi realizado no hospital São Marcos, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (CREFITO 14), a UESPI e assessoria do Laboratório de Simulação Clínica (LabSim) da FMUFMG. A proposta reflete a filosofia do Crefito 14 ao incentivar o desenvolvimento acadêmico e científico da fisioterapia no Piauí.

O presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, ressalta que esta é uma oportunidade de capacitar os profissionais da fisioterapia em simulação clínica. “Essa parceria nos possibilitará bastante crescimento e qualificação. Quero agradecer a oportunidade que tivemos de trazer a capacitação em simulação clínica para nossos profissionais do Piauí”, frisa.

O curso foi ministrado pela enfermeira Nara Carvalho, que é especialista da LabSim/UFMG. A palestrante comentou a possibilidade de apoio do LabSim da FMUFMG à capacitação dos profissionais e ao planejamento para incorporação da metodologia nos cursos da saúde.

Estavam no evento o ex-consultor da Opas, José Paranaguá de Santana, e o representante do Reitor da UESPI, Rômulo Vieira, que reforçaram a importância da iniciativa para o fortalecimento dos cursos e profissionais de saúde do estado.

“A expectativa geral dos participantes foi positiva a respeito de um projeto desta natureza na área da saúde, por ser a metodologia da simulação um mediador facilitador do ensino-aprendizagem, bem como integrador de diversas áreas do cuidado e manejo clinico em saúde. Houve, ainda, concordância acerca do projeto de qualificação dos profissionais de fisioterapia para atuação na atenção primária à saúde, que será promissora para a categoria no estado”, diz José Paranaguá de Santana.

Veja Também

Juiz suspende concurso público após solicitação do Crefito 14

O Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Floriano concedeu, na sexta-feira (18), …

Fisioterapia compõe Torneio de Jiujtsu em Teresina

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14° Região (Crefito 14) esteve presente, …