domingo , 21 outubro 2018 - 17:11
Home / Capa Slide / Professores do Piauí e membros do Crefito 14 visitam Laboratório de Simulação da UFMG

Professores do Piauí e membros do Crefito 14 visitam Laboratório de Simulação da UFMG

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (CREFITO 14) participaram de visita ao Laboratório de Simulação (Labsim) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A visita também contou com a participação de representantes da Organização Panamericana de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – representada pelo médico José Paranaguá – e professores das faculdades Uninovafapi, Facid Wyden e Santo Agostinho.

A visita é resultado de parceria entre a UESPI, o Crefito 14 e a UFMG, no intuito de capacitar os profissionais do Piauí nas técnicas utilizados no laboratório para, assim, poder implantar a experiência de simulação clínica na universidade estadual.

“O encontro nos possibilitou uma melhor aprendizagem sobre metodologia ativa utilizando a Simulação Clínica, o que será de grande valia”, afirma a Pró-Reitora Adjunta de Ensino e Graduação da Uespi, professora do Centro de Ciências da Saúde e conselheira do Crefito 14, Nayana Coelho, destacando que o Centro de Ciências da Saúde da Uespi ganhará, em breve, um laboratório de simulação clínica para práticas no que há de mais moderno em relação a metodologias ativas.

O Laboratório de Simulação tem como propósito criar e inovar ações que envolvam a simulação na área da saúde. Para isso, utiliza computadores e manequins para manipulação, ajudando no desenvolvimento de habilidades dos acadêmicos.

Outro ponto discutido durante o encontro com o corpo administrativo da UFMG foi a Telemedicina, mecanismo já implantado no Piauí por meio de mediação tecnológica e rede de fibra ótica com a referência para esse tipo de recurso no Hospital Getúlio Vargas.

“Essa é uma troca de experiências que estamos proporcionando no sentido de qualificar nossos profissionais para o uso dessa metodologia. O Crefito tem uma parceria muito forte com a UESPI, em que desejamos e colaboramos para o aperfeiçoamento do ensino e avanços científicos”, finaliza o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.

 

Veja Também

Publicado Edital do Exame Nacional para concessão do título de especialista profissional

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais poderão, novamente, tentar obter o título de especialista profissional, mediante …

 Após mandado de segurança do Crefito 14, Prefeitura de Elesbão Veloso corrige carga horária de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais 

A Prefeitura de Elesbão Veloso sancionou Lei que altera a carga horária dos profissionais fisioterapeutas …