Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 07:01h

Vice-presidente do Crefito-14 participa de assembleia de reativação do FetSuas

Publicado em: Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019, 17:51h - Por: Redação

No último dia 11 de setembro ocorreu a Assembleia de Reativação do FETSUAS-PI. Foi eleita a Coordenação Estadual do FETSUAS/PI composta pelas seguintes entidades: Conselho Regional de Serviço Social-CRESS/PI, Conselho Regional de Psicologia-CRP/PI, Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Piauí-OAB/PI, Sindicato dos/as Servidores/as da SASC- SINDSASC e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO 14.

A vice-presidente do Crefito-14, terapeuta ocupacional, Dra. Antoniana Frota, participou da reunião, representando o Conselho, visando a reativação do Fórum Estadual de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - FETSUAS.

O grupo, que reuniu-se na sede do Conselho Regional de Psicologia, CRP-PI, planeja estratégias para fortalecer a inserção do Terapeuta Ocupacional e garantir a sua atuação junto à assistência social em programas nacionais.

As ações da assistência social no SUAS – Sistema Único de Assistência Social, são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).

O Fórum Estadual das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do SUAS constitui importante instrumento de organização e mobilização das/os Trabalhadoras/es em defesa da Política de Assistência Social como direito social e dever do Estado.

A Dra. Antoniana Frota comentou que “É necessário fortalecer as políticas públicas que garantam o compromisso ético em todas as esferas do Controle Social e referendar a participação de todos os profissionais envolvidos na equipe multidisciplinar que presta esta importância assistência à população.”