Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 11:45h

LAFITI realiza curso de Ventilação Mecânica em Situações Especiais

Publicado em: Sexta-feira, 12 de Julho de 2019, 17:26h - Por: Redação

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva da UESPI – LAFITI, realizou de 5 a 9 de julho o I Curso de Ventilação Mecânica em Situações Especiais. Em parceria com o Crefito-14, que prontamente viabilizou o material gráfico e cedeu o auditório para a realização das aulas.

Dra. Ana Mara Ferreira Lima ministrando aula do módulo "Assincronias Paciente - Ventilador"

A ideia partiu dos coordenadores do LAFITI, Matheus Arrais, João Neto e Gisella Serafim.O objetivo de difundir o conhecimento de modo mais aprofundado em relação ao recurso da Ventilação Mecânica, cuja utilização é de fundamental importância nas Unidades de Terapia Intensiva, superou as expectativas. 

Dra. Ana Mara e Amanda Letícia

Segundo Matheus Arraes, “A ideia inicial era montar um curso breve, que demandasse um menor tempo de execução, porém, devido ao rol de situações especiais que podem requerer a ventilação mecânica, foi necessário montar um cronograma extenso, composto de 10 módulos distintos, ministrados por profissionais de referência na área da terapia intensiva.”

Foram 50 participantes entre acadêmicos da área de Saúde, especialmente fisioterapeutas e enfermeiros. O retorno positivo dos inscritos sobre o evento deixou a comissão organizadora satisfeita com a realização. Para Matheus, da organização: “É muito gratificante poder proporcionar essa difusão de informação entre a classe. Também é muito satisfatório ver o contato de acadêmicos de períodos iniciais com uma pauta avançada. Isso mostra o interesse precoce pela área, estimulando assim um maior afinco pela fisioterapia.”

Professor Saulo Araújo de Carvalho e Matheus Arrais

Arrais concluiu afirmando que “O sentimento é de dever cumprido. E esse sentimento impulsiona a LAFITI a alçar voos cada vez maiores. Temos muitos projetos que serão possíveis agora devido a esse abraço da comunidade científica e o apoio do Crefito-14."