Sábado, 20 de Abril de 2024, 04:51h

Departamento de Fiscalização do Crefito 14 recebe capacitação na capital do Pernambuco

Publicado em: Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 17:03h - Por: Redação

Nos dias 17 e 18, o coordenador do Departamento de Fiscalização – DEFIS, do Crefito 14, fisioterapeuta Carlos Antonio da Luz Filho, juntamente com a agente fiscal, também fisioterapeuta, Grazielle D’Assunção Alapenha Ribeiro, estiveram na sede do Crefito 1 para capacitação em sua área de atuação.

Grazielle Ribeiro, Carlos Luz, Meyre Sá, Sérgio Cassimiro e Nadja Pimentel (da esquerda para direita)

O Crefito 1, sediado no bairro Boa Vista, em Recife, abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. É presidido pelo Dr. Silano Souto Mendes Barros, que convidou a equipe do DEFIS do Crefito 14 para compartilhar o conhecimento e experiência na fiscalização da profissão.

Durante os dois dias, Carlos e Grazielle conheceram os fluxogramas e organogramas de funcionamento do DEFIS do Crefito 1, que está sob a coordenação da Dra. Iara Lucena Barbosa de Lima. 

A atualização contou ainda com a participação da Coordenadora de Registro, Amanda Rodrigues, que facilitou os dados documentais; além do tira-dúvidas organizado pela Dra. Nadja Fragoso Pimentel, da Assessoria Jurídica, revelando pontos importantes do andamento dos processos na Comissão de Ética. 

O Coordenador do DEFIS do Crefito 14, Carlos Luz, afirmou que “a capacitação vai nos ajudar a melhorar o processo de fiscalização de nossas profissões”. Para Grazielle Ribeiro, “A capacitação é importante para atualização dos processos de fiscalização, troca de experiências entre os fiscais dos regionais e melhoria do ato fiscalizatório.”

Amanda Rodrigues, Nadja Pimentel, Iara Lima, Grazielle Ribeiro e Carlos Luz

Segundo o Tribunal de Contas da União – TCU, por meio do documento “Orientações para os Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais”: “a atuação dos Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais se revela de extrema importância para o desenvolvimento sustentável de nosso país na medida em que assegura o adequado acompanhamento do exercício de atribuições previstas em lei, privativas de determinadas categorias.”

Durante a fiscalização são analisados os principais pontos da estrutura do local. Se é salubre para atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional, se os profissionais e os estabelecimentos estão registrados no Crefito e se estão dentro das normas sanitárias de funcionamento.

O estado de perfeito funcionamento dos aparelhos utilizados também é verificado. Prontuários são checados para confirmar se estão sendo preenchidos corretamente, respeitando o quantitativo de atendimentos de acordo com os parâmetros assistenciais das duas profissões. É feita a conferência do referencial de procedimentos. Além de examinar se no estabelecimento existe atendimentos feito por leigos.

Amanda Rodrigues, Nadja Pimentel, Iara Lima, Carlos Luz e Grazielle Ribeiro

A fiscalização é um dos pilares de atuação do Crefito. Acompanhar e averiguar a atuação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é a melhor forma de assegurar uma assistência ética e de qualidade por parte de nossos profissionais à população.

A eficiência no atendimento aos profissionais e o zelo com o exercício das profissões são o norte para que a sociedade aumente o nível de confiança na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional. A atual gestão tem investido permanentemente na capacitação contínua da equipe para que o Conselho obtenha um desempenho a contento das aspirações da categoria.